No dia 28 de outubro de 2023 foi inaugurada no Instituto Moreira Salles de São Paulo a exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou. De acordo com os organizadores: “A exposição reconstitui a cena cultural carioca, a partir do começo do século 20, na qual as comunidades afrodescendentes criaram o samba urbano. A mostra aborda as complexas redes de trabalho, solidariedade e espiritualidade construídas nesse período histórico, além de suas reverberações no presente, das escolas de samba aos terreiros e quintais.”
A exposição tem a curadoria dos historiadores Angélica Ferrarez, Luiz Antonio Simas, Vinícius Natal e Ynaê Lopes dos Santos e a expografia foi concebida pela arquiteta Gabriela de Matos.
O Cacique de Ramos tem sua história contemplada no percurso da exposição, inserido como um território de recriação dos valores da cultura do samba do Rio de Janeiro. O Centro de Memória da agremiação emprestou diversos itens do seu acervo que compõem o percurso da exposição. Por meio de fantasias, indumentárias, fotografias, discos, instrumentos musicais e vídeos, o público poderá conhecer a trajetória de contribuições sociais, estéticas e musicais do Cacique enquanto uma verdadeira identidade cultural, conectada, por sua vez, ao amplo movimento do samba urbano carioca do século XX, narrado pela exposição.
Além dessa homenagem, a abertura contou com uma apresentação de um grupo do Cacique de Ramos.
A exposição fica em São Paulo até abril de 2024.
Serviço:
IMS Paulista – Térreo
Avenida Paulista, 2424 – São Paulo/SP
Entrada gratuita.