No dia 16 de agosto de 2025, o Cacique de Ramos recepcionou parte das atividades do projeto Palavra Líquida, do Sesc Rio. Segundo a entidade: “O objetivo é explorar as várias formas de escrever e ler o mundo, criando uma plateia diversificada que se conecta com questões contemporâneas e com as diferentes maneiras de produzir e viver a literatura.” Dessa forma, fomos honrados com uma dupla programação. Primeiro, um passeio por alguns pontos de Ramos ligados à história do Cacique, conduzido pelo guia de turismo e turismólogo Gabriel Capella, com grupo selecionado pelo próprio Sesc, que culminou em nossa quadra.
Para a nossa glória, recebemos Nei Lopes, mestre do samba, da escrita e da reflexão. Nei, acompanhado do seu filho Neizinho, foi recepcionado pela equipe do Centro de Memória – Walter Pereira, Luzia Helena Ermel e Cleber Gonçalves – e conheceu a exposição permanente “Cacique de Ramos: avenidas, quintais e afetos”, bem como a sala de acervo, onde é salvaguardado o acervo documental do Centro de Memória.
Em seguida, Nei fez uma brilhante fala em mesa coordenada por Gabriel Capella, que contou com a participação do coordenador do Centro de Memória, Walter Pereira. No papo, falas sobre o tempo, memória, território e o carnaval. A conversa também contou com a participação do público presente, que pôde formular perguntas aos debatedores. Nei Lopes foi prestigiado pela diretoria do Cacique de Ramos, que compareceu em peso ao evento. Dia do emérito sambista reencontrar parceiros de longa data como Teteu José, Chopp e Milton Manhães.
Uma manhã para ficar na história e nas nossas memórias: Nei Lopes no quintal caciqueano!